Segundo Ipsos, 50% dos clientes de 18
a 34 anos frequentaram um banco nos últimos 30 dias
O
levantamento diz que 50% dos clientes de 18 a 34 anos frequentaram um banco
para resolver algum problema financeiro, que não a quitação de dívida, nos
últimos 30 dias.
Entre cidadãos de 45 a 50 anos, a proporção sobe para 65%.
Já
27% dos clientes vão a agências para solicitar novos serviços e 23% para tirar
dúvidas. A maioria (62%) afirma que usa agência bancária para sacar dinheiro.
A
pesquisa também questionou as motivações para a abertura de contas digitais:
44% responderam que é para evitar agências bancárias.
No Norte, onde 42% das
cidades não têm agências, o número chega a 85%.
Para 54%, o motivo é a possibilidade de resolver tudo pelo aplicativo.
A
dispensa de taxa de manutenção, as TEDs mais baratas e a maior rentabilidade
respondem por 49%, 44% e 30%, respectivamente.
Para 28%, a abertura de uma conta digital se justifica pela curiosidade de
um novo tipo serviço.
A
pesquisa da Ipsos foi realizada em agosto e ouviu mil pessoas de todas as
regiões.
A população sondada tem de 18 a 50 anos, com renda de até R$ 30 mil,
acesso à internet pelo celular e é cliente de diferentes bancos.
A margem de
erro é de três pontos percentuais.
Dados
do Banco Central mostram que, desde 2015, as transações feitas por smartphones
ultrapassam as realizadas em agências bancárias.
Segundo o banco, a modalidade
é a preferida entre os clientes brasileiros, o que aponta para a direção da
modernização do serviços.
No ano
passado, foram 29 bilhões de transferências por celular contra 8,2 bilhões em
agências.
Em segundo lugar, apareceu o uso de internet banking, com 21,9
bilhões de transações e crescimento de 6,3% em relação a 2017.
Somadas,
as transações por smartphones e internet banking representam quase 70% do
total.
FOLHA DE SÃO PAULO