Com o
objetivo de aumentar o uso de aplicativos para dispositivos móveis, as
entidades fechadas estão realizando diversas ações para incentivar a
disseminação da prática junto aos participantes. Exemplos não faltam de
campanhas para baixar os chamados Apps para smartphones e tablets, que trazem
serviços e funções cada vez mais inovadoras.
A
Embraerprev, por exemplo, tem realizado uma campanha permanente desde o final
do ano passado com banners e pop-ups em seu portal, onde incentiva a instalação
da ferramenta. O número de participantes que utilizam o App, cerca de 1500,
ainda é pequeno em comparação com o universo total de 19 mil, entre ativos e
assistidos. Porém, o número de acessos através do App vem surpreendendo.
“Percebemos
que aos finais de semana, os acessos pelo portal caem drasticamente. Ao
contrário, os acessos pelo aplicativo aos sábados e domingos são muito mais
numerosos”, diz Eléu Magno Baccon, Diretor Superintendente e Diretor de
Seguridade da Embraerprev. Isso é explicado pelo menor uso de computadores
pelos participantes aos finais de semana.
Alguns
dados do mês de abril último mostram que os acessos pelo App aos sábados e
domingos representam mais que o dobro do portal, enquanto nos dias de semana
são mais ou menos equivalentes. No consolidado do mês, os acessos pelos
dispositivos móveis já superam os do portal, mesmo considerando que o número de
usuários do App representa menos de 10% do total de participantes.
“A
resolução de problemas pelo aplicativo ajuda a reduzir os custos de outros
canais, como o atendimento presencial. Além disso, o processo de comunicação é
muito mais eficiente”, defende Baccon.
A Fachesf
é outra entidade que tem incentivado o uso da ferramenta. Através de uma ação
realizada presencialmente durante uma semana na patrocinadora, houve o aumento
de 37% no número de acessos através do aplicativo.
A
entidade realizou a ação durante a primeira semana integrada de educação
financeira, previdenciária e de saúde, ocorrida no final de novembro do ano
passado na sede da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), no Recife.
“Durante
o evento, conversamos diretamente com os participantes e mostramos as funções
dos aplicativos. Na mesma hora, ensinamos a baixar e instalar no celular”, diz
Laura Jane de Batista, Assessora de Comunicação da Fachesf e membro da Comissão
Técnica Nacional de Comunicação da Abrapp.
Saúde e
previdência – A Fachesf oferece dois aplicativos separados, um deles para o
plano de saúde e outro de previdência. O App do plano de previdência foi
lançado na metade do ano passado e a área de comunicação vem incentivando o
maior uso pelos participantes.
“São
diversos serviços como contra-cheque, posição de empréstimo, extrato dos
planos, evolução das cotas, informe de Imposto de Renda que ajudam a reduzir os
acessos pelos outros canais de atendimento”, diz Laura Jane. O aplicativo de
previdência tem também um link para o de saúde, porém os dispositivos estão
separados.
Já a
Fundação Copel está desenvolvendo uma solução única para as duas áreas.
“Estamos trabalhando para integrar os serviços de saúde, previdência e
empréstimos em um único aplicativo. A ideia é que o participante tenha apenas
um login para acessar todas as funções”, diz Raul de Vargas, Gerente de TI da
Fundação Copel e Coordenador da Comissão Técnica Regional Sul de TI da Abrapp.
O
especialista defende que a palavra-chave para a maior utilização de Apps é
“facilidade”. A existência de diversos logins é um fator que pode desestimular
o uso da ferramenta. “Enxergamos o participante como uma pessoa que acessa
diversos serviços. É diferente de considerar uma ferramenta para cada
benefício”, explica Vargas. Ele comenta ainda que o aplicativo deve atrair o
participante pela sua funcionalidade, caso contrário, a tendência é a desinstalação
do mesmo.
Multifuncional
- Glauco Milhomem Balthar, Gerente de Tecnologia do Postalis e
membro da CTN de TI da Abrapp, explica que há dois tipos de aplicativos que têm
conquistado os usuários. Um deles é o App de banco, por exemplo, o de uma
instituição que conseguiu tornar o seu bem leve, por isso não ocupa muita
memória do aparelho móvel e que possui funcionalidades básicas. Outro tipo é a
ferramenta com múltiplas funções que atrai o uso diário.
No
Postalis, a opção é pelo aplicativo multifuncional que, além da previdência,
traz serviços de qualidade de vida. “Oferecemos um App com dicas de bem estar,
atividades físicas, dietas que chama a atenção do participante”, diz Balthar.
Ele aposta que o uso mais frequente pelo participante contribui para a manutenção
do App instalado, que também serve para as funções mais específicas do plano de
benefícios.
“É importante estimular o acesso diário. Se for para usar uma vez por
mês, é mais difícil de funcionar”, diz o Gerente de TI do Postalis. Ele reforça
a ideia de que a maior utilização dos canais virtuais traz uma série de
benefícios para a entidade como a redução de custos pela otimização da
estrutura fixa de data center e do atendimento presencial.
Diário da Previdência Complementar