LONGEVIDADE


Maior número de idosos pressiona o mercado por atendimento, mas ciência acena com reversão do envelhecimento

 

Projeção do IBGE segundo a qual no ano 2060 o número de brasileiros com mais de 80 anos  será de 19 milhões. Ou seja, um contingente de pessoas 27 vezes superior ao que o País tinha em 1980. 


Daí o interesse em oferecer dicas de como proceder para melhor atender aos seus pais e avós idosos, num momento da vida em que perdem capacidade física e cognitiva. 


A expectativa é de crescimento da quantidade de instituições de longa permanência (casas de repouso repaginadas)  e de cuidadores.

 

Na Universidade de Liverpool, no Reino Unido, o  biólogo português João Pedro de Magalhães  lidera o Laboratório de Genômica Integrativa do Grupo de Envelhecimento, que investiga os mecanismos genéticos, celulares e moleculares associado ao passar dos anos. 


Ele defende que a tecnologia poderá acabar com o limite imposto pela biologia para a longevidade humana e fala sobre as principais promessas da medicina para conter os efeitos da idade.

 

Por enquanto, o limite da expectativa de vida humana parece ser de 122 anos, que é o recorde atual da longevidade. Ele pertence à francesa Jeanne Calmant. 


Em animais, incluindo roedores, os cientistas já conseguiram retardar o envelhecimento e estender a longevidade. 


Algumas manipulações genéticas e dietéticas em camundongos e ratos podem prolongar a expectativa de vida desses animais em até 50%.

 

"Mas ainda não sabemos como reverter o envelhecimento em mamíferos, dado que esse é um aspecto intrínseco da nossa biologia. 


Eu acredito que um caminho para fazer isso seria pela manipulação genética. Nós teríamos que redesenhar os humanos, redesenhar nosso DNA para evitar o envelhecimento. Mas hoje, não sabemos como fazer isso", nota Magalhães. 

 

Ele acrescenta: "A Altos Labs, empresa que tem por trás grandes nomes como o Jeff Bezos, busca avançar na reprogramação celular, que é um método que permite reverter alguns aspectos do envelhecimento celular. 


A limitação é que ninguém sabe se isso funciona em um organismo como um todo. Mas temos muitas drogas, dietas e alterações de estilo de vida que se mostraram capazes de retardar o envelhecimento em modelos animais". 



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br