MERCADO DE TRABALHO


Departamento de RH tenta manter relevância conquistada na pandemia.

Profissionais da área preparam selo de empresa saudável que aborda qualidade do ar.

O home office quase obrigatório do início da pandemia exigiu de empresas reações rápidas, o que deu aos departamentos de RH grande importância para manter as engrenagens funcionando.

Dois anos depois, o desafio é manter o grau de relevância conforme as condições da crise sanitária ficam menos críticas, diz Paulo Sardinha, presidente da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Nesta semana, entre 18 e 20 de abril, o tema dever estar no centro das discussões do Conarh (congresso do setor).

A ABRH Brasil também espera relançar ainda neste ano a certificação de empresas consideradas saudáveis. Informalmente, diz Sardinha, o acompanhamento para a concessão do selo já foi retomado e cerca de 50 empresas estão preparando planos estratégicos para terem o selo "Empresa Saudável".

Idealizado antes da pandemia, o trabalho de certificação parou durante a crise sanitária e chegou a ser anunciado em 2021, mas ainda depende da assinatura de um protocolo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e da atualização de parâmetros que serão incluídos na certificação, como a qualidade do ar e da alimentação fornecida à força de trabalho.

Essa assinatura com a agência regulatória deve sair até o fim do primeiro semestre, segundo Sardinha. 

O dirigente da ABRH Brasil espera, com isso, conseguir relançar a certificação em agosto, durante do Conarh Saúde (congresso de RH voltado à saúde).



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br