SAÚDE FÍSICA


Os benefícios das sonecas relâmpago (e como evitar acordar de mau humor depois).

Fechar os olhos e se desconectar do mundo por 10 a 20 minutos na hora do almoço pode ajudar a se sentir alerta e de bom humor pelo resto do dia.

Com longas jornadas de trabalho e múltiplas atividades diárias, não é fácil manter nosso nível de energia da manhã até a noite.

Não seria maravilhoso poder, no meio do dia, apertar o botão "reiniciar" como se fôssemos um computador e começar do zero, renovados e descansados?

Este botão –ou pelo menos um mecanismo que cumpre a mesma função– existe: são sonecas curtas que, de acordo com um acúmulo cada vez maior de evidências científicas, são uma ferramenta valiosa para restaurar o estado de alerta e a energia com que começamos o dia.

Os principais benefícios dessas sonecas relâmpago é que elas neutralizam os efeitos fisiológicos que ocorrem (no corpo) desde que acordamos", explica à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC, Guy Meadows, especialista em fisiologia do sono e cofundador da The Sleep School, com sede em Londres, no Reino Unido.

A partir do momento em que acordamos, "a adenosina, substância química do cérebro que é um subproduto do metabolismo, começa a aumentar".

"Quanto mais tempo você fica acordado, mais adenosina se acumula em seu cérebro, aumentando assim a sensação de sono", diz ele.

Quando tiramos uma soneca, "reduzimos a adenosina, metabolizamos um pouco dela em nosso sistema e isso nos ajuda a aumentar nossos níveis de energia e nos faz sentir mais alertas e despertos", acrescenta Meadows.

Isso, diz ele, contribui para "melhorar o nosso humor, reagir (a estímulos) mais rapidamente, reduzir a possibilidade de cometer erros e a focar e prestar mais atenção ao que temos que fazer à tarde".

  • TREINE PARA TIRAR UMA SONECA

Como explica Meadows, tirar uma soneca rápida é como nadar ou andar de bicicleta: ou seja, é uma habilidade que exige treinamento e que, em pouco tempo e sem grande esforço, pode ser adquirida.

"Se você quiser aprender, coloque o alarme para garantir que não vai perder a hora. 

Se você praticar dormir todos os dias no mesmo horário, seu corpo irá incorporar o hábito de associar essa atividade a um horário específico", afirma o especialista, acrescentando que leva cerca de três meses para se deixar de ser "uma pessoa que não consegue fazer a sesta para uma que faz isso com facilidade".

O importante não é se forçar a dormir, mas simplesmente se acomodar na cama, em uma poltrona ou em um lugar que seja confortável, escurecer o ambiente ou usar uma máscara para cobrir os olhos, e tentar aproveitar esse momento para ficar quieto e descansar.

Cinco minutos antes de tirar uma soneca, também é recomendado deixar de checar o celular ou ler emails, respirar com calma e talvez beber um pouco de água. Resumindo, relaxe e fique confortável.



BBC NEWS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br