5 níveis para alcançar a
Inteligência Artificial Humana
A OpenAI, uma das líderes na corrida para alcançar a
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GERAL (AGI), desenvolveu um sistema de cinco níveis
para acompanhar o progresso em direção a essa meta.
✅ Atualmente, a OpenAI considera que seus
sistemas de IA estão no PRIMEIRO NÍVEL, que se refere à capacidade de interação
CONVERSACIONAL. Este nível, denominado "CHATBOT", descreve a fase em
que a IA é capaz de manter diálogos complexos e naturais com humanos,
respondendo a perguntas e executando tarefas básicas baseadas em texto.
✅ A empresa afirma estar se aproximando do
SEGUNDO NÍVEL, denominado "RACIOCINADORES", que envolve a resolução
de PROBLEMAS COMPLEXOS. Nesse estágio, a IA deve ser capaz de lidar com tarefas
que exigem raciocínio avançado e pensamento crítico.
✅ O terceiro nível, chamado de
"AGENTES", descreve sistemas que teriam a capacidade de executar
TAREFAS CONTÍNUAS e COMPLEXAS, como agendar compromissos, gerenciar projetos e
até tomar decisões em nome dos usuários, operando de forma quase autônoma.
✅ O quarto nível, "INOVADORES",
refere-se à IA que pode ajudar a DESENVOLVER NOVAS INVENÇÕES. Nesse estágio, os
sistemas de IA não apenas executariam tarefas, mas também CONTRIBUÍRAM
ativamente para a CRIAÇÃO de novas TECNOLOGIAS e soluções INOVADORAS.
✅ O quinto e último nível,
"ORGANIZAÇÕES", seria alcançado quando a IA puder REALIZAR o TRABALHO
de uma ORGANIZAÇÃO INTEIRA. Isso incluiria a gestão de processos empresariais
complexos, desde operações diárias até decisões estratégicas de alto nível,
permitindo que uma empresa funcione de maneira eficiente e eficaz com MÍNIMA
INTERVENÇÃO hum6ana.
A
OpenAI acredita que a AGI será alcançada nos próximos 10 anos.
FUTURO DOS NEGÓCIOS