PANDEMIA 2


Anvisa nega aval para uso emergencial de medicamento antiviral contra Covid.

Segundo agência, Avifavir não mostrou benefícios no tratamento da doença e não atendeu requisitos mínimo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negou nesta terça-feira (22) autorização para uso emergencial, em pacientes hospitalizados com Covid, de um medicamento antiviral chamado de Avifavir.

A decisão foi unânime entre os diretores. A avaliação é que o medicamento não atendeu requisitos mínimos de segurança e eficácia para esse uso.

O pedido para uso emergencial havia sido feito no fim de abril pelo Instituto Vital Brazil. A ausência de dados completos, no entanto, atrasou a análise.

O remédio é fabricado pelas empresas russas API Technologies JCC e Joint Stock Company Chemical Diversity Research Institute.

O medicamento é feito pelas empresas com o composto favipiravir, usado no Japão desde 2014 contra a gripe e alvo de estudos recentes para a Covid. 

Até o momento, porém, nenhuma outra agência no mundo deu aval para uso do remédio contra a doença, diz a Anvisa.

Entre os problemas detectados, estão fragilidades metodológicas do estudo. 

Para técnicos da área de medicamentos da Anvisa, não é possível afastar a possibilidade "de que os resultados favoráveis dos desfechos primários de eficácia tenham sido observados meramente ao acaso."

A avaliação, assim, deixou dúvidas sobre a eficácia e segurança do medicamento para a Covid, apontou equipe da agência. 

Dados demonstraram teratogenicidade em animais, o que indica possíveis riscos a fetos em gestação, levando à contraindicação do uso em mulheres grávidas, por exemplo.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br