Investimentos


Artigo do economista  Claudio Adilson Gonçalves, presidente da MCM Consultores e ex-consultor do Banco Mundial. Em resumo, ele nota que a atividade econômica está prostrada e a taxa de desemprego está em 12,7%.

 

O PIB do 1.º trimestre apresentará crescimento nulo ou negativo, em relação ao trimestre anterior. As previsões de crescimento para 2019 estão sendo revistas severamente para baixo, as expectativas de inflação estão bem ancoradas e a média dos núcleos do IPCA acumulado de 12 meses está rodando próxima a 3%.

 

Não há, portanto, pressão de demanda, e sobram razões técnicas para o BCB reduzir a Selic em cerca de 100 pontos básicos, colocando-a, aí sim, no terreno expansionista. Tampouco há necessidade de esperar a aprovação de uma boa reforma da Previdência. Se isso ocorrer, o efeito sobre o juro neutro é ambíguo. De um lado, tende a diminuí-lo pela queda do prêmio de risco, mas, por outro lado, o pressiona para cima, pois a redução das incertezas deverá elevar a demanda de investimento.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br