Terminado
o primeiro semestre em que a Americanas chocou o mercado com as tais
"inconsistências contábeis" –que depois seriam admitidas como fraude–, a varejista
apresentou números gerais sobre sua estrutura e
outros resultados no período.
As informações são do relatório divulgado pelos administradores judiciais da
varejista, a Preserva-Ação Administração Judicial e o Escritório de Advocacia
Zveiter.
Em números:
- Clientes: de
49,1 milhões em dezembro de 2022 para 44,2 milhões em maio de 2023, numa
queda de aproximadamente 9,9%.
- Lojas: 43
foram fechadas de janeiro de 2023 até 18 de junho, chegando a 1.837
unidades no país, um recuo de 2,3% no período.
- Funcionários: o
quadro foi reduzido em 8,5% (3.455 trabalhadores), saindo
de 40.426 funcionários em 13 de março para 36.971 em 18 de junho.
- Relação
com fornecedores: o prazo de pagamento aos
fabricantes recuou de 122 dias em dezembro para apenas quatro em maio.
↳ O alongamento do
prazo junto a fabricantes esteve no centro da fraude envolvendo a
varejista e é uma operação comum no varejo para a gestão de fluxo de caixa.
Sem
a confiança dos fornecedores, a Americanas perde essa ferramenta.
FOLHA DE SÃO PAULO