SAÚDE


Fornecedores de produtos de saúde calculam impactos da CPI da Covid.

Alguns já buscam advogados e especialistas para eventuais danos de imagem.

Executivos de empresas da cadeia de fornecimento dos produtos de saúde usados no combate à pandemia começam a calcular o impacto da CPI da Covid no setor. 

Alguns já estão em busca de advogados e especialistas para mitigar eventuais danos de imagem que possam surgir no meio do caminho. 

A avaliação é que a CPI levanta um sinal de alerta para fabricantes estrangeiros em relação ao Brasil, mas, por ora, ninguém vai deixar de fazer negócios com o país por causa dela.

O setor não vê risco de o noticiário afetar o fornecimento de importados porque as multinacionais já têm compliance bem posicionado, mas gera tensão.

Na largada, já foram apresentados requerimentos para que sejam convocados o presidente da Pfizer no Brasil, o presidente da União Química no Brasil —fabricante da vacina russa Sputnik V—, os presidentes do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz e outros.

Eduardo Winston, presidente do Instituto Ética Saúde, fundado há alguns anos na esteira de outra CPI, a da máfia das próteses, afirma que o impacto na confiança sobre o setor eleva o custo de transação, respinga em empresas idôneas e obriga as companhias a instalarem mais camadas de controle, mas, se bem conduzido, pode ser positivo.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br