FUNPRESP-JUD


Funpresp-Jud publica Regulamento dos Perfis de Investimentos e prevê implementação em 2022

A Funpresp-Jud publicou em seu site o Regulamento dos Perfis de Investimentos, aprovado pelo Conselho Deliberativo, conforme Resolução CD nº 12/2021

O modelo escolhido pela Fundação é denominado Ciclo de Vida, com utilização de Fundos Data-Alvo.

Atualmente, a equipe da Funpresp-Jud trabalha na adequação dos sistemas de informática para operacionalização, gestão e controle dos Perfis de Investimentos, bem como dos processos de trabalho e no treinamento das equipes. 

Ao longo dos próximos meses será realizada ampla divulgação sobre a implementação dos perfis de investimentos, incluindo conceitos, regulamentação e procedimentos, dentre outras informações.

Por conta dos extensos trabalhos de aprimoramento dos sistemas, não será possível a implementação dos Perfis de Investimentos em 2021, como inicialmente planejado. 

Assim, a nova previsão é de que o novo modelo seja adotado no segundo trimestre de 2022.

Os recursos garantidores correspondentes às reservas individuais dos participantes serão alocados no Perfil de Investimentos indicado para cada participante pela Funpresp-Jud, em função da data de sua provável aposentadoria. 

O participante que tem previsão de aposentadoria até 31/12/2046 será inserido no Vértice 2040. Já os participantes que têm previsão de aposentadoria a partir de 1º/1/2047 serão inseridos no Vértice 2050

Entretanto, previamente à implementação dos perfis de investimentos, todos os participantes serão comunicados sobre qual é o seu perfil indicado e terão a oportunidade de realizar eventual alteração de perfil.

O objetivo será o de promover a adequação dos níveis de risco associados aos investimentos das reservas individuais à data provável de aposentadoria de cada participante. 

Será facultado ao participante alterar o perfil indicado pela Fundação, em período a ser definido pela Diretoria Executiva e, depois disso, anualmente e/ou por ocasião da criação ou extinção de Perfil de Investimento.

As alocações dos recursos garantidores correspondentes às reservas individuais serão definidas na Política de Investimentos para cada Perfil de Investimento. 

Os perfis poderão apresentar rentabilidades e riscos associados diferentes entre si, de acordo com o desempenho de cada carteira de investimentos.

A implementação dos Perfis de Investimentos será um importante passo a ser dado pela Funpresp-Jud, com vistas a aprimorar a gestão dos investimentos. 

A Fundação atua no segmento há sete anos e apresenta expressivos resultados, com patrimônio administrado superior a R$ 1,4 bilhão, mais de 21 mil participantes, 10,92% de rentabilidade nominal líquida anualizada no plano JusMP-Prev deste 2014 e 4,97% de rentabilidade real líquida anualizada no mesmo período. 

Informações sobre o modelo Data-Alvo podem ser encontradas na Política de Investimentos 2021-2025 e no Plano Gerencial de Investimentos 2021.



FUNPRESP-JUD
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br