Barreiras que os idosos enfrentam para aderir aos exercícios


Independentemente da idade, não faltam alegações para explicar por que é tão difícil estabelecer uma rotina de atividade física. Não à toa, uma investigação feita pelas universidades estaduais de Campinas (SP) e de Maringá (PR) ouviu mais de 900 idosos que frequentavam as chamadas Academias da Terceira Idade a respeito do tema.

 

Nessa população, mesmo tendo à disposição espaços públicos para suar a camisa, surgiram argumentos que vão de preocupações estéticas a falta de interesse, passando pelas limitações físicas e o medo de se machuca.

 

“Curiosamente, os idosos com autopercepção de boa saúde apontaram mais empecilhos para se exercitar do que aqueles que relatam ter a saúde regular ou ruim”, nota o educador físico Daniel Vicentini de Oliveira, um dos autores da pesquisa. Isso pode ser um indicador de que recomendações médicas e o interesse em recuperar a vitalidade funcionam como incentivo para se engajar na malhação. “Se formos extrapolar os resultados da pesquisa para adultos mais jovens, a falta de tempo deve aparecer como principal barreira para a prática de atividade física”, acredita Oliveira.



Celos
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br