RESUMO DO DIA


CPI quebra sigilo de Pazuello, Ernesto Araújo e mais 17 pessoas.

Bolsonaro diz querer vacinados sem máscara, e especialistas falam que isso é uma temeridade. 

Maioria do STF rejeita ações e permite a realização da Copa América no Brasil. Dicas para não cair no golpe do WhatsApp.

·         CPI quebra sigilos de Pazuello, Ernesto Araújo e mais 17 pessoas

A CPI da Covid aprovou a quebra de sigilo telefônico (ligações feitas e recebidas) e telemático (mensagens, e-mails, contatos etc.) de diversos alvos da investigação. 

Entre eles, estão o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, o empresário Carlos Wizard, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fontana Fantinato, e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Marques, apontado como autor de uma nota falsa sobre o número de mortos por Covid.

  • Temeridade 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença. 

O ministro informou ter recebido do presidente o pedido de um estudo sobre as máscaras, mas especialistas ouvidos pelo G1 consideram a medida uma temeridade neste momento crítico da pandemia de Covid no Brasil.  

·         STF e o aval à Copa América 

A maioria dos ministros do STF votou hoje para rejeitar duas ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil. Se for mantido, o placar confirma a realização do evento no país, a partir de domingo. 

As duas ações tiveram a ministra Cármen Lúcia como relatora. A maioria dos ministros acompanhou o voto dela, que rejeitou os dois pedidos. 

  • Pfizer ignorada 

Em 27 de agosto do ano passado, a Pfizer procurou a embaixada brasileira em Washington para pedir ajuda junto ao governo brasileiro para obter uma resposta sobre a compra dos imunizantes pelo Brasil. 

A informação foi repassada pela embaixada ao Itamaraty, que recebeu a informação no dia seguinte. 

As recusas do governo federal em responder a Pfizer são alvo da CPI da Covid. 

A cúpula da comissão entende que o Brasil já teria vacinado uma parcela maior da população se tivesse fechado o contrato com a empresa ainda em 2020. 

  • Golpe do WhatsApp

O WhatsApp pode ser utilizado por criminosos de diversas maneiras para aplicar golpes contra os usuários do aplicativo de mensagem. 

Roubo da conta e criação de perfis falsos são alguns dos métodos utilizados por golpistas. 

Neste vídeo, o G1 reuniu dicas para manter o uso seguro do app

 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br