Inflação domina comentários sobre economia com
reprovação em rede social, diz pesquisa.
Emprego,
mercado de trabalho e privatizações também aparecem, aponta levantamento.
O burburinho de rede social, quando o assunto é
economia, segue tomado pela inflação, segundo monitoramento feito entre 17 e 23 de maio
pela agência de análise de dados e mídia MAP com base na avaliação qualitativa
de publicações no Facebook e no Twitter.
A reprovação supera 80%, impulsionada pela alta nos preços dos combustíveis e dos alimentos.
A dificuldade de emprego teve mais de 17% de participação no debate dos
internautas sobre a economia, e o mercado de trabalho, quase 20%, com
desaprovação de 97%.
As discussões em torno de licitações e privatizações
encaminhadas pelo governo tiveram quase 17% de participação e 20% de apoio,
segundo a pesquisa.
Enquanto a política domina o debate nas redes
sociais, ganhou destaque o apoio do público aos temas voltados ao bem-estar da
população, segundo a MAP, com 60% do debate geral, ante 28% na semana
anterior.
Em todos os públicos, prevaleceram no período
as manifestações a favor de diversidade, educação sexual, combate ao racismo e
à homofobia, impulsionado pelo Dia Mundial do LGBTQIA+.
A diretora-geral da MAP, Marília Stabile,
afirma que as redes mostram que as pessoas permanecem preocupadas com o seu
cotidiano na esteira da inflação e parecem estar engajadas em maior ativismo.
FOLHA DE SÃO PAULO