BOLSA


 Incerteza sobre PEC dos Precatórios faz Bolsa renovar pior marca do ano.

Vale vai na contramão e lidera ganhos com alta do minério de ferro na China

Incertezas sobre a situação fiscal do país para 2022 levaram novamente a Bolsa de Valores brasileira a fechar em queda nesta segunda-feira (22).

O Ibovespa, índice de referência do mercado de ações, caiu 0,89%, a 102.122 pontos, renovando a pior marca em pouco mais de um ano, o que já havia ocorrido na última quinta-feira (18)

A pontuação desta segunda é a menor desde 6 de novembro de 2020, quando o indicador fechou em 100.925 pontos.

Apesar do avanço da percepção do risco fiscal, o dólar caiu 0,28%, a R$ 5,5940. Ainda assim, a moeda está em um patamar considerado elevado, o que abre espaço para eventuais correções.

No mercado internacional, a moeda americana apresentou valorização em relação a rivais após a recondução de Jerome Powell à chefia do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) por mais quatro anos.

A notícia de que a liberação de recursos pela PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios não será suficiente para bancar as promessas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para 2022 reavivou entre investidores a expectativa de mais aumentos de gastos no ano eleitoral.

Segundo dados atualizados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda, a PEC permitirá um aumento de R$ 106,1 bilhões.

O valor é suficiente para despesas obrigatórias, ampliação do Auxílio Brasil e prorrogação da desoneração da folha de pagamentos, mas não cobre as demais promessas de Bolsonaro, como medidas voltadas para caminhoneiros, o vale-gás e o reajuste salarial a servidores federais.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br