INSS 1


Aposentado do INSS vai fazer selfie para manter benefício.

Novo teste da prova de vida por reconhecimento facial terá início em agosto com 550 mil segurados.

 INSS deverá iniciar em agosto uma nova etapa de testes para que aposentados e pensionistas passem a realizar a prova de vida anual sem a necessidade de ir a uma agência bancária.

Isso será possível devido à tecnologia de reconhecimento facial, pela qual o beneficiário pode fazer um autorretrato com o telefone celular e submeter a fotografia à verificação de um programa de computador.

Em agosto do ano passado, o INSS já havia anunciado que testaria a biometria (estudo das características únicas de cada indivíduo) para substituir a prova de vida tradicional.

Desta vez, o órgão promete um projeto-piloto que envolverá 550 mil beneficiários.

O INSS não deu mais detalhes sobre o projeto.

Uma das formas de garantir o reconhecimento dos beneficiários seria a comparação com imagens já cadastradas nos bancos de dados do governo, como no caso de segurados que possuem a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 As provas de vida foram suspensas pelo INSS em março devido à pandemia de Covid-19. 

Até que o órgão volte a exigir o recadastramento, segurados que estão recebendo suas aposentadorias e pensões não correm o risco de ter o benefício suspenso.

Beneficiários que tiveram a renda suspensa antes da pandemia podem recadastrar suas senhas nas agências bancárias onde recebem seus benefícios.

Quem teve o benefício cancelado porque ficou mais de seis meses sem fazer a prova de vida está, neste momento, impedido de reativar os pagamentos porque o serviço deve ser realizado nas agências da Previdência, que seguirão fechadas até, pelo menos, 3 de agosto.



AGORA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br