Operadores se armam contra as
fraudes
Em combate aberto às fraudes das
quais são vitimas, as operadoras comerciais e aquelas sem fins lucrativos de
planos de saúde se utilizam das mais variadas armas para ter sucesso nessa
verdadeira guerra.
A Amil tem investido em
tecnologias como OCR (Optical Character Recognition), Inteligência Artificial,
reconhecimento facial e investigações via cliente oculto.
Também são utilizados
serviços de duplo fator de autenticação (MFA) e Threat Intelligence (inteligência
de ameaças cibernéticas), que permitem que a empresa tome medidas como
solicitação de takedown, nos casos de perfil falso em rede social e uso
fraudulento de marca, e abertura de processos judiciais.
A Bradesco Saúde, que conta
atualmente com cerca de 3,9 milhões de segurados, instituiu, no início de 2023,
o reconhecimento por biometria facial no processo de solicitação de reembolso.
Disponível pelo app Bradesco Saúde, o recurso hoje já faz parte da rotina de
grande parte dos segurados da operadora que utilizam o serviço de reembolso.
Além disso, com as informações centralizadas em um só ecossistema e a adoção da
Inteligência Artificial (IA) para prevenção de riscos inerentes à operação, a
empresa ganha eficiência operacional, conectando dados e aumentando a
escalabilidade.
A Porto Saúde, que hoje conta
com mais de 500 mil vidas seguradas, tem realizado investimentos no tratamento
de dados através de ferramentas de Analytics e Inteligência Artificial (IA)
para reconhecimento e validação dos pagamentos de sinistros.
Utiliza ainda a
biometria facial para acesso e solicitação de reembolso.
FENAPREVI