50+sustentam mercado de luxo.
O consumo de luxo estabilizou no Mundo mas no Brasil vem crescendo em
média 12% ao ano desde 2022, simplesmente o melhor resultado na América Latina,
segundo levantamento da Bain & Company.
Mas a maior surpresa mesmo vem
quando se fica sabendo quem sustenta esta expansão, nada menos que o público
que a Data8 chama de "cliente prata".
Os brasileiros que sustentam esse mercado de luxo somam ao redor de 1,5
milhão de pessoas e acumulam US$ 860 bilhões, sendo que 78% têm mais de 50
anos.
Na cesta de consumo estão itens de transporte, incluindo aquisição e
manutenção de veículos, como embarcações, e viagens; alimentação, com foco em
experiências gastronômicas premium; habitação, com investimentos em imóveis;
saúde e vestuário, incluindo consumo de produtos de moda e objetos pessoais
como joias e relojoaria.
Em relação aos hábitos de saúde, a pesquisa revela que 88% dos prateados
têm planos de saúde privados (ao redor de 60% na população em geral), 65% tomam
vitaminas e minerais com foco na prevenção e 23% já realizaram ao menos um
atendimento via telemedicina.
No Brasil, os prateados representam 24% do consumo privado total dos
domicílios, cerca de R$ 7,3 trilhões.
MEIO & MENSAGEM