A última reunião de 2017 do Conselho Nacional
de Previdência Complementar (CNPC), realizada nesta quarta, 06/12, contou com a
importante aprovação da resolução que regulamenta os Planos de Gestão
Administrativa (PGA) por Entidade. Aprovada por unanimidade, a proposta teve
ainda um aperfeiçoamento que permite a utilização do PGA inclusive nos 5
primeiros anos de funcionamento da entidade .
Auditoria - O CNPC aprovou também a resolução que
trata da auditoria para EFPCs. O tema recebeu diversas sugestões por parte da
Abrapp e dos participantes do Conselho em relação à obrigatoriedade de
constituição de comitê de auditoria pelas entidades sistemicamente importantes
(ESI). “Várias propostas da Abrapp foram acolhidas, em especial, aquela que
prevê autonomia para que as entidades definam o desenho da estrutura dos
comitês”, diz Luís Ricardo, presidente.
Outra proposta incorporada à resolução definiu melhor as atribuições do comitê
de auditoria com o objetivo de evitar conflitos com conselho fiscal. Além
disso, foi postergada a implementação de tais estruturas para as entidades dos
servidores públicos.
Não houve aprovação - Os demais temas da pauta foram
discutidos, mas não tiveram aprovação. A consolidação de procedimentos
contábeis em uma única norma teve pedidos de vista pelo representante do
Ministério da Fazenda e foi retirada da pauta. O mesmo aconteceu com a
consolidação das regras de atuária e ajustes nas regras de solvência de planos.
A alteração da CGPC nº 13 em relação à constituição de comitê gestor em
caso de transferência de planos, proposta pela Anapar, também não foi aprovada.
A Previc ficou de reexaminar a proposta, que deve voltar em 2018 com uma
proposta mais ampla de reforma da resolução.
Acontece