FUNDOS DE PENSÃO


FAPES, POSTALIS, FORLUZ, MENDESPREV, METRUS

 

·         Fapes muda reajuste de benefícios do Plano A, passando a seguir IPCA
Os reajustes anuais de benefícios dos aposentados e pensionistas do PBB da Fapes, o fundo de pensão do BNDES, passarão a seguir o índice inflacionário IPCA, abandonando a paridade com o reajuste dos participantes ativos. A mudança foi confirmada pela Previc, acatando definições da Resolução CNPC nº 40, aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

·         Postalis seleciona BTG Pactual e Franklin Templeton para fundos de exterior
O Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, contratou o BTG Pactual e a Franklin Templeton para operar seus investimentos no exterio. Elas dividirão cerca de R$ 800 milhões, sendo R$ 400 milhões cada uma, que aplicarão diretamente em ativos no exterior através de fundos exclusivos. O processo seletivo para a contratação dos dois gestores cotou com a participação de 18 gestores.

 

·         Justiça confirma Cemig como única responsável por déficit do Plano A da Forluz
A Forluz, fundo de pensão dos funcionários da Cemig, obteve sentença favorável da Justiça à manutenção do artigo 57 do Regulamento do Plano A, que é questionado pelo órgão supervisor, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e pela patrocinadora, a Cemig. O artigo, de 1997, determina que o equacionamento de déficits deve ser bancado exclusivamente pela patrocinadora, sem aportes dos participantes. A Previc havia questionado esse artigo, alegando que contraria a Emenda Constitucional 20/1998 e a Resolução CGPC 26, que estabelecem a paridade entre patrocinadoras e participantes. Em razão desse questionamento a Forluz entrou com ação na Justiça Federal de Brasília, que no último domingo (30/05) emitiu sentença favorável à fundação.

 

·         Previc decreta liquidação extrajudicial da Mendesprev
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) decretou na última segunda-feira (31/05) a liquidação extrajudicial da Mendesprev, o fundo de pensão dos funcionários do Grupo Mendes Júnior, e nomeou o procurador federal Cornélio Medeiros Pereira como liquidante. A decisão da Previc não chegou a surpreender o sistema, considerando que em outubro a Mendespar, holding do grupo patrocinador da entidade, e a Associação dos Participantes Ativos e Assistidos da Mendesprev (Aposmendes) haviam solicitado à Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) da Previc a elaboração de um acordo para o encerramento das atividades da fundação.

 

·         Fundação Metrus vai bem nos planos I e II em abril
A Fundação Metrus, dos funcionários do Metrô paulistano, fechou o mês de abril com rentabilidade de 0,82% para o Plano I e de 1,16% no consolidado do Plano II, além de 0,14% para o Plano Família. No acumulado de quatro meses até abril, os planos renderam 4,49%, 3,52% e 0,63%, respectivamente.



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br