Saúde 1



Maior grupo hospitalar do país, a Rede D’Or assinou acordo para a aquisição da maternidade Perinatal (unidades Laranjeiras e Barra da Tijuca), marcando sua entrada nesse segmento no Rio de Janeiro. O negócio vem na esteira de uma série de aquisições feitas pela rede nos últimos anos e é mais um passo nos planos de verticalização do grupo, segundo analistas.

Apesar de fazer partos em algumas unidades, a Rede D´Or ainda não tinha maternidade no Rio. Algumas pessoas do setor avaliam, no entanto, que seu domínio no mercado de hospitais na cidade pode suscitar preocupações no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que trata de assuntos relacionados à concorrência.

A Rede D’Or e a Amil — maior operadora do país, com 6,2 milhões de beneficiários — têm sido vorazes compradores de hospitais no mercado do Rio. Segundo fontes do setor, o aumento da concentração de unidades nas duas empresas já preocupa empresários de hospitais de pequeno e médio porte, que temem o enfraquecimento  daqueles que ficarem fora dos grandes grupos.

As duas gigantes travaram uma queda de braço sobre o modelo de remuneração dos serviços hospitalares, que culminou com o anúncio do descredenciamento de  sete hospitais da Rede D’Or São Luiz no Rio pela Amil, em abril.

Para Guilherme Xavier Jaccoud , presidente do Sindicato de Hospitais e Clínica do Rio de Janeiro (SindhRio), a concentração de hospitais em redes, assim como a verticalização dos planos de saúde com unidades próprias de atendimento, são um movimento irreversível:

— Esse é um caminho irreversível para reduzir custos do atendimento e que acontece não só com hospitais, mas também como laboratórios clínicos. É uma tendência de mercado que não tem mais volta e tem um inevitável efeito sobre os pequenos e médios hospitais. A tendência é que só se mantenham nesse cenário aquelas unidades que têm um atendimento muito específico e de grande relevância. O que há muito se pergunta é quando a Rede D’Or se juntará a uma operadora para lançar um plano de saúde. A rede verticalizada o grupo já tem — avalia Jaccoud.

A Rede D’Or tem 38 hospitais espalhados por Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia, que juntos somam 5,6 mil leitos e realizam 30,3 mil partos por anos. No Rio, são 14 unidades.

Em 2016, o grupo comprou um terreno em São Conrado, que pertencia ao Clube de Regatas do Flamengo, para a construção da maternidade Star, de alto padrão, inspirada na badalada maternidade São Luiz, do grupo, em São Paulo. A previsão é que a maternidade esteja pronta em 2020.

A Perinatal foi fundada em 1985. Além das unidades de Laranjeiras e Barra, o grupo está presente em Niterói, São João de Meriti e São Gonçalo, com unidades de tratamento intensivo neonatal. Pelo acordo com o grupo D´Or, Manoel de Carvalho e José Maria Lopes, fundadores da maternidade, permanecem




O GLOBO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br