INSTITUIÇÕES FINACEIRAS


Número de instituições financeiras cresce em meio à pandemia, com boom de fintechs e bancos digitais.

Ao menos 40 empresas do setor abriram as portas em 2020 após longo período de queda.

 Enquanto empresas de outros setores fecharam as portas em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, ao menos 40 instituições financeiras iniciaram suas atividades em 2020, segundo dados do Banco Central. 

O distanciamento social criou um ambiente propício para que surgissem mais fintechs e bancos digitais, que são especializados em tecnologia e serviços por aplicativos.

O movimento no sistema financeiro é contrário ao observado entre 2013 e 2018, quando houve redução de quase 10% na quantidade de instituições no país. 

O número de empresas do setor financeiro voltou a crescer em 2019, depois da regulação das fintechs de crédito, e terminou o ano com 13 instituições a mais.

Com o isolamento social, as pessoas precisaram fazer operações bancárias à distância e o segmento digital ganhou ainda mais tração.

Além disso, medidas do BC, como a própria regulação, o sistema de pagamentos instantâneos (Pix), e open banking, que começará a ser implementado em fevereiro, abriram caminho para a entrada de novas instituições.

Em 2020, existiam 601 instituições financeiras, entre elas 50 fintechs de crédito. 

Nos dados do BC, não há a quantidade de bancos digitais porque a autoridade monetária não tem uma norma específica, então, são contabilizados como um banco normal (que somavam 177). 

O dado exclui cooperativas de crédito e administradoras de consórcios —ambos com queda no ano.

A tendência é de crescimento nos próximos anos, especialmente com o open banking, que será uma plataforma pela qual clientes podem compartilhar informações e encontrar serviços financeiros mais baratos. 

A ferramenta facilita o acesso a novas instituições e, com isso, as menores podem ganhar visibilidade e aumentar o número de clientes.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br