RESUMO DO DIA


Planalto diz que não tem atas de reuniões de Bolsonaro com auxiliares, ministros e Osmar Terra. 

Documento obtido pela CPI mostra que o embaixador do Brasil em Washington comemorou doação de remédio sem eficácia ao Brasil: "Habemus hidroxicloroquinam".

 Checagem mostra que #ÉFAKE que passeio de moto pró-Bolsonaro reuniu 1,3 milhão de motos e entrou no "Guinness".

A Presidência da República informou à CPI da Covid que não registrou em ata as cinco reuniões realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro, em janeiro deste ano, com auxiliares próximos, ministros e o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). 

A comissão apura o conteúdo desses encontros, em que teriam sido discutidos temas relativos à pandemia. 

Osmar Terra é contrário às medidas de isolamento e apontado como um dos principais interlocutores do suposto "gabinete paralelo". 

Esse grupo seria responsável por aconselhar o presidente em assuntos referentes ao coronavírus. 

  • CPI da Covid 

"Habemus hidroxicloroquinam." Foi com essas palavras que o embaixador do Brasil em Washington, Nestor Foster, comemorou em maio do ano passado a doação de 2 milhões de comprimidos do remédio ao Brasil pelo governo americano, segundo documentos obtidos pela CPI. 

A ineficácia da medicação no combate ao coronavírus foi cientificamente comprovada, mas mesmo assim Bolsonaro e seus seguidores insistem em propagandeá-la.

  • Combate à desinformação 

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a passeata de motos que contou com a participação de Bolsonaro no sábado, em São Paulo, reuniu 1,3 milhão de veículos e entrou para o "Guinness Book" (o chamado "livro dos recordes"). É #FAKE 

Não há qualquer menção ao evento de motos no site e nas redes sociais a Guinness. Procurada, a responsável pela publicação diz que "não houve nenhuma tentativa oficial" de quebra de recorde. 

De acordo com uma estimativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, a passeata teve 12 mil motos, e não 1,3 milhão.  

  • Netanyahu 

Após 12 anos de Benjamin Netanyahu como premiê, Israel teve nesta segunda o primeiro dia com o novo ocupante do cargo, Naftali Bennett. 

Ele fez uma reunião de gabinete e prometeu trabalhar para unir o país. 

Neste domingo, o parlamento local confirmou o fim de uma era no país ao autorizar a formação do governo substituto – ele é composto por uma ampla coalizão, que vai de nacionalistas judeus de direita (caso de Bennett) a políticos árabes-israelenses



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br