LIDERANÇA 50+


Trabalhadores 50+ são os mais atingidos pela crise.

 A covid-19 tornou o mercado de trabalho ainda mais avesso a trabalhadores acima de 50 anos, parcela que inclui o “grupo de risco” para a doença. 

Se antes da pandemia esse grupo já tinha dificuldades para se colocar profissionalmente - apesar de as empresas estarem começando a se abrir para essa mão de obra mais experiente -, a crise reduziu a oferta de vagas para esse público e levou a demissões de quem ainda mantinha o emprego.

Em setembro último as admissões no mercado de trabalho  somaram 1,379 milhão e ficaram muito próximas da média observada para o mês entre 2012 e 2019 (1,4 milhão).

Mas o comportamento é distinto entre as faixas etárias. Enquanto as contratações de jovens abaixo de 25 anos até superaram levemente a média, as vagas para os mais velhos não estão abrindo no mesmo ritmo. 

As admissões de pessoas com mais de 60 anos estão em torno de 70% da média para meses de setembro, considerando o período entre 2012 e 2019.

Nas demissões, ocorre o inverso. 

Embora o Caged costume ter saldos sempre negativos para as faixas etárias mais avançadas por conta da saída para a informalidade ou a aposentadoria, os desligamentos dos mais velhos estão voltando mais rapidamente à tendência histórica do que as dispensas de mais jovens, que estão bem abaixo da média observada para setembro nos últimos anos.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br