TOURO DA BOLSA


Touro de Wall Street já foi devolvido, desafiado e colocado à venda; conheça a história.

Estátua que inspirou réplica em São Paulo é marcada por polêmicas.

Inaugurado na última terça-feira (16), o Touro de Ouro –feito de metal e revestido de fibra de vidro com pintura dourada– mobiliza atenções e críticas na porta da Bolsa de Valores em São Paulo, onde foi instalado. 

Já nos primeiros dias, a réplica começa a construir um histórico parecido com o do touro americano, que enfrentou todo tipo de oposição ao longo de 32 anos de existência.

Já estabelecido entre as atrações turísticas mais visitadas de Nova York, a escultura original em bronze é reconhecida no mundo dos negócios como um símbolo de sorte. 

Diz a lenda que coçar o focinho, agarrar seus chifres ou testículos traz sucesso. No entanto, ela chegou ao centro do mundo capitalista após a crise financeira de 1987.

touro foi esculpido pelo artista italiano Arturo di Modica, inspirado pela escultura "O Touro e o Urso", instalada em 1985 em frente à Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, para a celebração do aniversário de 400 anos do principal mercado da Europa.

No jargão do mercado, o touro representa os momentos de alta da Bolsa, pois o touro chifra para cima. 

Ele se contrapõe a outro símbolo financeiro, o urso, animal que tudo derruba com sua patada e representa os momentos de queda das ações.

O touro nova-iorquino também é frequentemente escolhido como alvo dos protestos de críticos do capitalismo.

Entre os mais famosos, o movimento Occupy Wall Street (Ocupar Wall Street) completou dez anos na última segunda-feira (15), véspera da instalação do touro na rua 15 de Novembro.

Na ocasião dos protestos em Nova York, o touro era um dos símbolos da manifestação que levou milhares de pessoas às ruas da cidade para criticar a desigualdade e a corrupção.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br