FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL


Xi pede união para produção de vacinas e critica "preconceito ideológico".

Discurso de presidente da China marcou a abertura do Fórum Econômico Mundial e foi recebido como alerta da nova postura internacional de Pequim

  • Discurso de presidente da China marcou a abertura do Fórum Econômico Mundial e foi recebido como alerta da nova postura internacional de Pequim
  • Em meio a um debate sobre a cooperação com o Brasil, China criticou ainda preconceito ideológico

 

Alertando que Pequim não aceitará "preconceito ideológico", o presidente de China, Xi Jinping, usou seu discurso de abertura no Fórum Econômico Mundial nesta segunda-feira para pedir que haja um acordo e entendimento entre governos para "incrementar a colaboração para fabricar e distribuir a vacina para que esteja acessível a todos os países".

Segundo ele, Pequim cooperou com mais de 150 países e 13 organismos internacionais, além de mandar equipes médicas para 35 países. "A China seguirá dando assistência aos países menos preparados para a pandemia", disse.

Para o presidente, a vacina precisa ser um bem público e o governo chinês indicou que vai trabalhar para garantir que países mais pobres possam receber doses. 

O fórum, que tradicionalmente ocorre em Davos, está sendo realizado por meio virtual neste ano.

A declaração ocorre num momento em que a China é criticada por sua falta de abertura e transparência no início da crise sanitária e por não estar atendendo de forma suficiente à demanda por vacinas.

Brasil está sem interlocutor oficial com o governo chinês.

Para o presidente, cada país tem seu modelo e sua história, e ninguém tem o direito de tentar impor um sistema.

O recado vem após o Itamaraty adotar, durante a pandemia, tom de críticas contra o comunismo chinês, alertando para o "comunavírus" e insistindo em criticar Pequim nos fóruns internacionais.

A situação levou o governo a se ver sem um interlocutor com o governo chinês, o que gera uma crise de abastecimento de vacinas no Brasil.



SITE UOL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br