FUNPRESP-JUD


Funpresp-Jud lança novo Simulador de Benefícios.

 A Funpresp-Jud lança uma nova ferramenta de auxílio aos participantes: o simulador de benefícios. 

Diferente da opção disponível na home do site da Fundação, a ferramenta é específica para participantes do Plano Jus-MP Prev. 

Utiliza as informações de contribuições vigentes e saldo acumulado para estimar os valores do benefício de aposentadoria normal e benefício suplementar.

O novo simulador está disponível no Portal do Participante, em ambiente restrito por senha. 

Após realizar o login, o participante deverá clicar sobre o menu “Serviços” e, em seguida, escolher “Simulador de Benefícios”. 

Depois disso, encontrará os seus dados cadastrais, além de alguns campos que poderão ser alterados para realizar as simulações. 

Clique aqui para acessar o tutorial do novo simulador. 

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o assunto, em nosso canal no Youtube.

Há diferenças entre os ambientes para participante patrocinado e para participante vinculado, em razão da natureza das contribuições e dos benefícios. No entanto, ambos irão encontrar:

·                        alíquotas de contribuições vigentes;

·                        saldo atual atualizado (considerando a última cota disponível);

·                        saldo atual projetado até a data provável de aposentadoria;

·                        saldo total rentabilizado (considerando o saldo do participante, contribuições e aportes até a data provável de aposentadoria);

·                       resultado do benefício de aposentadoria normal e do benefício suplementar bruto (caso tenha realizado contribuições facultativas e aportes);

·                       tabela com a projeção mês a mês do saldo (considerando o Plano de Custeio vigente e a expectativa de rentabilidade real).

Além do valor estimado do benefício de aposentadoria normal bruto, o participante patrocinado também terá acesso ao tempo da expectativa de sobrevida em meses, que corresponde ao prazo em que o benefício será pago e, depois disso, começará o benefício por sobrevivência.

Na simulação, o sistema considera o benchmark atual (4,15% a.a.) da Funpresp-Jud como “Rentabilidade Real Projetada”. 

O participante poderá alterar o percentual, no entanto, não será possível garantir se a projeção de fato será alcançada no momento da aposentadoria. 

Ainda assim, vale destacar que a Funpresp-Jud tem superado as metas de benchmark há quatro anos consecutivos e que, como a entidade não possui fins lucrativos, o resultado é incorporado ao saldo dos participantes.

Os valores simulados já consideram a segregação das contribuições de acordo com o Plano de Custeio vigente, assim como já ocorre no extrato de contribuições. 

Na evolução, é destacada apenas a informação da parcela da contribuição que forma o saldo de conta do participante, já com desconto do FCBE (Fundo de Cobertura dos Benefícios Extraordinários), no caso dos patrocinados, e da Taxa de Carregamento.

O Plano JusMP-Prev é de Contribuição Definida (CD), conforme estabelecido na Lei 12.618/2012, que instituiu o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo. 

Essa modalidade de plano é caracterizada pelo percentual fixo de contribuição, que só será alterado se o próprio participante optar por aumentar ou diminuir a alíquota durante os períodos de revisão. 

Nesse tipo de plano, o valor do benefício pode ser apenas estimado. Por isso, as projeções feitas pelo simulador são apenas estimativas. 

No entanto, em planos de benefícios estruturados na modalidade de CD não há déficit, nem a necessidade de contribuição extraordinária pelos participantes e patrocinadores para garantir o equilíbrio do plano.

Inicialmente, o simulador estará disponível para acesso apenas por desktops e notebooks

Está em andamento o projeto para tornar o Portal do Participante responsivo para dispositivos móveis.



FUNPRESP-JUD
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br