FUNPRESP-JUD


Funpresp-Jud divulga nova Política de Investimentos.

A Política de Investimentos Funpresp-Jud 2022-2026 já pode ser lida no site da Fundação. 

Aprovada pelo Conselho Deliberativo na 11ª Sessão Extraordinária, de 15 de dezembro de 2021, ela traz as diretrizes gerais para a gestão dos recursos financeiros a serem administrados pela Fundação, com o objetivo de retornar os melhores desempenhos para os recursos dos participantes, observando os mais elevados níveis de prudência, bem como princípios de governança, segurança, solvência, liquidez e transparência.

A leitura do documento é importante e indicada aos participantes, uma vez que a Política de Investimentos traz relevantes informações sobre o cenário macroeconômico e financeiro e as perspectivas para os investimentos, além da estratégia para a gestão dos recursos de todos pela Fundação. 

Um exemplo, é conhecer os limites, restrições e benchmark para os segmentos de aplicação das Reservas dos Participantes, além daqueles referentes aos perfis de investimentos Vértice 2040, Vértice 2050 e Assistidos, que serão lançados em 2022.

Importante destacar a expressiva alteração no cenário macroeconômico e nos preços dos ativos comparativamente àqueles verificados ao final de 2020, quando foi elaborada a Política de Investimentos 2021-2025, atualmente em vigor.

Nesse sentido, o período de 2022 a 2026 se configura como de alteração significativa em relação àquele previsto anteriormente, com provável descontinuidade (ao menos no curto prazo) do alongamento de prazos nos ativos de Renda Fixa e diversificação de ativos, destinando-se uma parcela de menor relevância dos recursos do Plano de Benefícios para a Renda Variável. 

Já os Investimentos Estruturados (via fundos de investimento multimercado), voltam a apresentar parâmetros que possibilitam uma maior alocação de recursos.

Investimentos no Exterior permanecem com papel fundamental para a diversificação das aplicações de recursos, assim como o segmento Imobiliário, que deve ter uma maior composição na carteira. 

Finalmente, espera-se o início dos Empréstimos aos Participantes.

Consequentemente, espera-se a diminuição de risco nas aplicações do Plano de Benefícios sem prejuízo ao atingimento do benchmark estabelecido, mesmo que mais elevado comparativamente àquele atualmente em vigor, fato que tende a gerar menor volatilidade nos resultados, principalmente em períodos mais longos de avaliação.

Por fim, deve-se esclarecer que o atingimento da meta de rentabilidade será perseguido em um horizonte de investimento de 5 anos, mesmo que não seja alcançada em cada um dos anos subsequentes (ano civil), mas sim ao final do período.



FUNPRESP-JUD
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br