5 MINUTOS


Imposto sobre combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso um projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS sobre os combustíveis. 

Segundo o governo, o método atual, em que estados definem alíquotas, gera cobrança dobrada e influenciada por câmbio e inflação. Desde 2019, o presidente defende que o ICMS seja recolhido na refinaria. 

Saiba o que pode mudar

Colapso na saúde 

O Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou do Ministério da Saúde e do Exército informações sobre a produção e distribuição de cloroquina

O ministro Benjamin Zymler, relator dos processos sobre a atuação do governo no combate à pandemia, deu 15 dias para as respostas. 

No pedido, o ministro ainda solicitou informações sobre a doação de 3 milhões de comprimidos feita pelo governo dos Estados Unidos. 

Apesar de não ter eficácia comprovada contra o coronavírus, o medicamento foi sistematicamente recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de tratamento.

Auxílio emergencial

Após reunião para tratar de uma nova rodada do auxílio emergencial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, condicionaram o pagamento do benefício à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. 

A intenção é incluir uma cláusula de calamidade na proposta que daria ao governo condições de cortar custos com o funcionalismo, por exemplo, abrindo espaço no orçamento sem aumentar ainda mais o rombo nas contas públicas.  Entenda

Tem 5 minutos?

O Ano Novo Chinês, feriado mais importante em grande parte da Ásia, começou hoje. Esse será o Ano do Boi de Metal, que corresponde a 4719 no calendário chinês e acaba em 31 de janeiro de 2022. Além das celebrações, a data é marcada por tradições. 

Não se deve lavar roupas, usar tesouras ou varrer o chão, por exemplo.  Saiba mais

OUTROS QUINHENTOS

4,05% foi o recuo da economia brasileira em 2020, aponta o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, considerado uma ‘prévia’ do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que será divulgado em março. 

Caso seja confirmado, o tombo interromperá uma sequência de três altas seguida no nível de atividade.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br