INFLAÇÃO 1


Lançamentos de imóveis residenciais crescem no 3º tri, mas vendas caem, diz entidade.

Aumento de custos com materiais de construção e perda do poder de compra preocupam setor

Os lançamentos de imóveis residenciais no Brasil no terceiro trimestre subiram 7% em relação ao segundo trimestre e 13,6% na comparação com o período de julho a setembro de 2020. 

No entanto, as vendas recuaram em ambas as comparações, com o setor manifestando preocupação com o aumento de custos de materiais de construção e com a queda no poder de compra da população com o encarecimento dos financiamentos.

Segundo números divulgados nesta segunda-feira (22) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), os dados no acumulado do ano, porém, indicam que 2021 deve fechar como o ano de maior venda e lançamentos da história do setor.

Os lançamentos de 171 mil unidades nos nove primeiros meses do ano representam uma alta de 37,6% sobre um ano antes, enquanto as vendas de R$ 78,5 bilhões na métrica VGV representam um crescimento de 33,8% na mesma comparação.

A entidade afirmou que registrou no terceiro trimestre uma "inflexão nas vendas", motivada principalmente por um aumento dos custos de produção que não foi acompanhado por ajustes nos limites máximos de preços do programa governamental Casa Verde Amarela, que até então representava a maior parte das vendas de unidades do país.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br