Estudo aponta que Inteligência
Artificial não aumentou a "cola" nas escolas.
A introdução do ChatGPT
despertou preocupações em escolas ao redor do mundo sobre um possível aumento
da COLA e do PLÁGIO em trabalhos escolares.
No entanto, uma recente pesquisa
da Universidade de Stanford sugere que esses temores podem ter sido exagerados.
A pesquisa, que abrangeu mais de 40 escolas dos EUA, aponta que cerca de 60 a
70% dos alunos admitiram ter colado recentemente - taxa SEMELHANTE aos anos
anteriores, antes do surgimento do ChatGPT.
✅ Apesar de alguns alunos terem
usado chatbots para gerar ideias ou editar partes de trabalhos, a porcentagem
daqueles que os usaram para escrever a totalidade de um trabalho foi
relativamente baixa.
Um outro estudo, da Pew Research
Center, com mais de 1.400 adolescentes descobriu que:
✅ 44% sabem POUCO sobre o
ChatGPT;
✅ 33% não sabem NADA sobre a
ferramenta;
✅ 23% relataram ter um
conhecimento APROFUNDADO sobre o ChatGPT;
✅ 81% afirmaram NUNCA ter usado a
ferramenta para trabalhos escolares.
Esses dados sugerem que, por
enquanto, o ChatGPT não se tornou o fenômeno disruptivo nas escolas, previsto
por alguns.
FUTURO DOS NEGÓCIOS