SELIC


Comitê do Banco Central reduz taxa Selic para 2% ao ano.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, em reunião encerrada na tarde desta quarta-feira (05), reduzir a taxa básica de juros de para 2% ao ano. 

Antes da decisão de cortar 0,25 ponto percentual, a Selic estava no patamar de 2,25% a.a. – o menor nível da história até então. Este é o nono corte consecutivo e, com ele, o Copom renova a mínima histórica.

Para você entender melhor, o principal papel da taxa Selic dentro da política monetária brasileira é controlar a inflação. 

A crise vem diminuindo bruscamente o consumo das famílias, especialmente daquelas que enfrentaram perda de renda – e, com isso, a inflação também vem caindo.

 Desta forma, o BC teve espaço para uma nova redução da taxa de juros – a maior ferramenta da política monetária para estimular a economia.

Ao cortar a taxa básica de juros, o Banco Central pretende estimular a demanda por crédito e o consumo das famílias, um dos possíveis combustíveis para fazer a economia girar e atenuar a crise.

Na nota, o Copom "reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno".

Em partes, o discurso vai ao encontro da expectativa do mercado financeiro, que espera que essa seja a última baixa de um ciclo de reduções da taxa de juros iniciada em agosto de 2019. 

Também espera-se que a taxa continue no patamar de 2% até setembro do ano que vem, quando voltaria a subir.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br