Brasileiro se interessa mais por investimentos, e
influencers da área explodem.
Levantamento indica
que 255 deles reúnem 94 milhões de seguidores; veja os mais famosos.
Os influenciadores
digitais voltados às finanças se tornaram um dos principais canais de
informação do mercado com o aumento explosivo no interesse dos brasileiros pelo
tema dos investimentos nos últimos anos.
O número de
investidores que são pessoas físicas na Bolsa saltou de aproximadamente 700 mil
CPFs em meados de 2018, para 4,4 milhões em junho de 2022, em um período em que
a Selic, a taxa básica de juros, encostou na mínima histórica de 2% ao ano,
embora já tenha voltado aos 13,75% ao ano.
Para atender a
demanda crescente por assuntos relacionados a finanças e investimentos, os
influenciadores se dedicam à produção de vídeos, postagens e interações com
milhões de seguidores.
Estudo elaborado
pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de
Capitais) para dimensionar a atuação dos influenciadores mostra que os seis
canais digitais de maior alcance nas redes sociais —"O Primo Rico", "Me Poupe!", "Riqueza em Dias", Nathalia
Arcuri, Gustavo Cerbasi e Bruno Perini— somam cerca de 37,4 milhões de
seguidores, que foram conquistados ao longo dos últimos anos.
O canal O Primo
Rico, por exemplo, foi criado em 2015 e o de Gustavo Cerbasi surgiu no ano
seguinte.
Os dados da Anbima
identificaram 255 influenciadores digitais voltados à temática financeira no
primeiro semestre de 2022, que alcançam cerca de 94,1 milhões de seguidores.
O
número, contudo, não significa necessariamente 94,1 milhões de pessoas, uma vez
que cada usuário pode seguir o mesmo personagem em diversas redes sociais.
"Não tem como
a gente negar que eles vieram para ficar e têm um papel bastante relevante
nesse cenário", diz Amanda Brum, gerente executiva de comunicação,
marketing e relacionamento com associados da Anbima.
Ante o primeiro
levantamento realizado pela associação, em setembro de 2020, houve um
crescimento de 27% no número de seguidores.
Segundo o
levantamento, ao todo, os influenciadores fizeram quase 190 mil publicações no
primeiro semestre deste ano, ou cerca de 31,3 mil posts por mês, com uma média
de 1,3 mil interações a cada postagem feita.
O estudo
mostra também que, em termos de volume de publicações, o mercado de ações é o líder absoluto, com 48,2% do total, quase cinco
vezes maior do que o segundo mais popular, que são as criptomoedas.
FOLHA DE SÃO PAULO