INVESTIMENTOS


Nos últimos 30 dias os principais índices financeiros sofreram fortes variações. Esta oscilação abalou não só as convicções de pessoas físicas como também de gestores profissionais. 

Compartilho a opinião destes últimos e em que eles estão apostando neste momento.

O susto que o mercado deu nos investidores neste período foi significativo.

O mais importante índice de ações brasileiro, o Ibovespa, apresentou amplitude de oscilação de mais de 7,6%, tendo primeiro se desvalorizado 5,8%, para depois recuperar a queda e se valorizar mais de 2,4%.

O Real se desvalorizou mais de 4% em relação ao dólar em quase quinze dias, e retornou quase todo o movimento em seguida.

Oscilações desta magnitude ocorreram menos de 30% das vezes desde 2003, quando consideramos janelas de 30 dias.

Neste cenário de maior volatilidade, é interessante acompanhar o que os maiores e melhores gestores independentes estão apostando.

Os gestores independentes são aqueles não ligados a grandes instituições financeiras. 

Dentre estes, os que estão apresentando os melhores resultados, ganham, no mínimo, mais de 6% em 2019 até a última quinta-feira, ou seja, mais de 140% do CDI.

Os quatro maiores e melhores gestores independentes de 2019 foram: SPX, Verde Asset, Bahia e Kapitalo.

Embora todos estejam cautelosos com o cenário internacional, eles estão otimistas com um cenário doméstico de elevação gradual do crescimento econômico aliado à manutenção de uma baixa inflação.

De forma geral, apenas o Bahia declarou que reduziu suas exposição a ativos de risco com as incertezas do momento. Já o Verde, pelo contrário, aproveitou o movimento para elevar ativos de risco em seu portfólio.

  • Bolsa

Os administradores SPX, Kapitalo e Verde mantiveram posição direcional comprada em ações brasileiras. O último aproveitou o momento de queda para elevar ainda mais esta classe de ativo em seu fundo multimercado.

As incertezas internacionais provocadas pela guerra comercial entre Estados Unidos e China motivaram a gestora Bahia a reduzir sua exposição em bolsa brasileira.

  • Dólar

A desvalorização do Real frente ao dólar incentivou o gestor Verde Asset a elevar sua aposta no Real. Portanto, ele espera que o movimento recente se reverta e o dólar se valorize.

Essa aposta não foi acompanhada pelo SPX que manteve a crença no movimento inverso da moeda.

Tanto Kapitalo, quanto Bahia também acreditam que o Real deve se valorizar. Entretanto, suas apostas não são de que nossa moeda se valorize em relação ao dólar, mas contra outras moedas, por exemplo, de emergentes.

  • Juros

Existe um consenso de que a taxa Selic possa cair ainda mais em 2019, mas alguns gestores acreditam que o movimento já está precificado pelo mercado, não havendo prêmio suficiente para ter posições maiores em títulos públicos prefixados ou referenciados a IPCA.

Enquanto Bahia, Verde e Kapitalo mantém apenas uma pequena exposição nestes ativos, o SPX acredita que com as recentes desvalorizações do Real, reduções mais significativas da Selic pelo Banco Central ficaram limitadas. Portanto, encerraram suas aplicações em títulos prefixados brasileiros.

 Todas as informações foram retiradas apenas de fonte pública. Qualquer investidor pode buscar estes dados nas cartas mensais dos gestores disponíveis em seus respectivos sites.

As cartas dos gestores é uma excelente alternativa de conhecimento sobre expectativas de especialistas em relação aos diversos mercados. Adicionalmente, é uma forma de transparência e prestação de contas do gestor para com seus clientes.



Michael Viriato professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br