Mercado de Trabalho


Brasil vai precisar de quase uma década para alcançar a taxa de desemprego anterior à recessão.

A recuperação da economia brasileira segue. Como vai a passos de tartaruga, deve seguir ainda por muito tempo. Entre os primeiros trimestres de 2017 e 2018, a taxa de desemprego caiu de 13,7% para 13,1%, uma toada de 0,6% ao ano. Mantido esse ritmo, precisaremos de quase uma década para alcançar a taxa de desemprego anterior à recessão iniciada em 2014.  São quase 14 milhões os brasileiros desempregados neste 1º de maio, Dia do Trabalho. Eles pagam um custo altíssimo pelas escolhas feitas durante a última década.
 Quando a maré estava favorável, gastamos demais; aumentamos os salários dos servidores públicos federais e postergamos a solução para a Previdência, responsável por boa parte do rombo nas contas públicas. Tomamos também decisões de investimento indefensáveis, como a refinaria Abreu e Lima, que foi considerada, em estudos da própria Petrobras, inviável mesmo em hipóteses mais otimistas.

Nosso setor de infraestrutura foi destruído quando suas práticas corruptas foram expostas pela Lava Jato. A culpa não é apenas dos executivos de empreiteiras que pagaram propinas, mas também dos políticos que as receberam e daqueles que não exerceram a prerrogativa de questionar a atuação do governo no poder. A atuação do Conselho de Administração da Petrobras também é de envergonhar. Se o Conselho da Petrobras exercesse suas obrigações, o saque ao patrimônio público teria sido muito menor.
 
Nossos bancos não conseguem ou não querem emprestar a juros mais baratos. Medidas como o Cadastro Positivo, que facilitam a entrada de capital novo no setor de crédito e, muito provavelmente, levariam a uma redução de juros cobrados dos bons tomadores de empréstimos, são bloqueadas por políticos oportunistas e grupos de pressão pouco dispostos a largar o osso —como os donos de cartórios.
 
A produtividade de nossas empresas tem se estagnado. A culpa aqui se espalha. Em grande parte, está com a política econômica de governos passados que priorizava grandes empresas, já estabelecidas, regando-as com dinheiro público via BNDES e deixando pouco espaço para a entrada de novos participantes no mercado. Mas também está com todos os governos brasileiros de ontem e hoje, que não conseguem facilitar a inovação e o empreendedorismo.
 
O investimento privado brasileiro é baixo demais para conseguirmos um crescimento mais rápido. Além dos empecilhos burocráticos, os problemas fiscais do país são relevantes para esse quadro, como a dívida explosiva e as promessas de aposentadorias inviáveis já citadas neste texto.

Quem vai querer expandir produção em um país cuja dívida está explodindo, onde se sabe que faltam recursos para infraestrutura e segurança pública? Na melhor das hipóteses, que já não é nada boa, teremos aumentos de impostos no futuro. Na pior delas, o colapso do Estado, e um espaço a ser ocupado em partes significativas do país por gangues e milícias que cobram seus próprios impostos.
 
A agenda para os próximos anos está posta.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br