Previc reúne certificadoras


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) reuniu na quinta-feira (17/11), em sua sede em Brasília, as certificadoras responsáveis pela emissão de certificados para as entidades fechadas de previdência complementar. De acordo com a Portaria Previc 297/2016, os certificados são necessários para que a autarquia emita a habilitação dos dirigentes dos fundos de pensão nos cargos de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) e demais membros da Diretoria-Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal. Desde junho de 2016, a Previc habilitou 3.810 dirigentes, sendo 1.639 do Conselho Deliberativo, 1.052 do Conselho Fiscal e 1.119 membro da Diretoria Executiva.

 

A reunião contou com a presença dos representantes das certificadoras: Anbima, ICSS, IBGC, Planejar, FGV e Ancord. A Apimec, outra certificadora, participou de reunião com a Previc na semana passada. O objetivo foi discutir novas formas de aprimorar a habilitação de dirigentes e apresentar uma Minuta de Portaria que vai definir as certificadoras e os certificados que serão aceitos pela Previc para o exercício de 2018.

 

No encontro, o Diretor de Licenciamento da Previc, Carlos Marne Dias Alves, ressaltou os avanços no processo de habilitação e certificação de dirigentes. “A qualidade dos dirigentes melhorou muito em pouco mais de um ano deste processo. Antes o percentual de pedidos de habilitação indeferidos chegava a 30% e hoje caiu a menos de 10%. As entidades estão comprometidas em manter seu corpo de dirigentes com conhecimento. Tudo isso é possível graças a um processo de aprimoramento da certificação e de educação continuada”, destacou.

Previc
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br