MERCADO FINANCEIRO


Trump diagnosticado com Covid-19 preocupa investidores e derruba Ibovespa, que fecha com queda de 1,53%.

Ibovespa: -1,53% (94.016 pontos)
Dólar: +0,25% (R$ 5,66 )

Resumo:

  • Ibovespa sente impacto após Donald Trump confirmar Covid-19;
  • Indústria cresce pelo 4ª mês consecutivo;
  • Bancos começam cadastro da chave Pix na próxima segunda

Bastou Donald Trump, presidente da maior economia do mundo, utilizar o Twitter para comunicar que testou positivo para Covid-19 que os investidores acenderam uma luz amarela de preocupação.

O diagnóstico deve afastar o candidato republicano da disputa eleitoral por pelo menos 14 dias, período recomendado pelos médicos para se recuperar e evitar a transmissão do vírus. 

Diante da impossibilidade de participar dos debates e demais atividades eleitorais, surge o temor de que Trump fará de tudo para não perder as eleições para seu adversário democrata, Joe Biden – incluindo reforçar a ideia de fraude eleitoral para explicar uma eventual derrota.

Com a tensão no cenário externo, o Ibovespa encerrou o pregão desta sexta (2) em queda de 1,53%, aos 94.016 pontos. O acumulado da semana resultou em perdas de 2,97%.

No Brasil, o burburinho sobre as supostas críticas feitas por Rogerio Marinho, ministro do Desenvolvimento, a Paulo Guedes, ao ministro da Economia, tiveram impacto no mercado. 

Entre os investidores circula a informação que Marinho teria feito em evento fechado, fora da agenda oficial, com participantes do mercado.

Marinho teria dito que a ideia do calote em precatórios para financiar o Renda Cidadã teria, sim, partido de Guedes. Ele teria dito ainda que o ministro da Economia, agora, não encontra solução para o impasse e que “da melhor ou pior forma”, o programa social sairá do papel.

O dólar registrou alta de 0,25% nesta sexta. Acumulou ganhos de 2,02% na semana e fechou aos R$ 5,6688.

O real, por outro lado, é a pior moeda global de 2020, conforme concluíram analistas de câmbio do Top 5 da Focus. 

As incertezas em relação às finanças públicas no Brasil impedem que a moeda brasileira se beneficie do enfraquecimento global do dólar nos últimos três meses.

O real ficou entre as oito das 33 divisas de câmbio mais negociadas do mundo que perderam a chance de aproveitar a fragilidade da moeda norte-americana, entre julho e setembro – neste trimestre o dólar fechou com valorização de 3,28% no Brasil. 

No ano, registra alta de 40,11% em relação à moeda brasileira.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br