Aposentadoria por idade


Novo modelo de concessão promete dispensar o segurado de ir ao posto; dados têm que estar em dia.

Os segurados que pedem a aposentadoria por idade no INSS não precisam mais marcar o atendimento em uma agência da Previdência. A concessão automática começou em 21 de maio deste ano, mas, na prática, não quer dizer que os segurados estejam recebendo o benefício mais rapidamente.

Um maneira de aumentar as chances de uma concessão realmente automática é dar atenção ao Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), principal documento dos segurados na Previdência. Se ele não tiver todas as contribuições necessárias, a concessão trava.

 

Para ter a aposentadoria por idade, a maioria dos segurados precisa ter 15 anos de contribuição. Além disso, é necessário que atinjam as idades de 60 (mulheres) e 65 anos (homens).

[ x ]

A falta de tempo de contribuição é um dos principais motivos que levam o INSS a barrar a concessão do benefício. Isso ocorre porque, em geral, o segurado julga ter o tempo total registrado no Cnis, mas pode ser que algum patrão não tenha informado corretamente os dados ao INSS.

Outros erros mais simples, como um sobrenome trocado ou a data de admissão diferente da carteira de trabalho, também podem levar o sistema de análise de direito a não reconhecer o período. Essas falhas exigirão do segurado a iniciativa de pedir a correção do cadastro.

No caso dos autônomos, que fazem os próprios recolhimentos à Previdência, usar o código errado no carnê também interfere nos dados registrados no Cnis e poderão atrasar o reconhecimento da aposentadoria.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br