FUNDOS DE PENSÃO


·         Petros poderá voltar a investir em FIPs a partir do ano que vem
A partir da consulta pública aberta pela CVM no final do ano passado para alterar a regulamentação dos fundos de investimento com base na Lei da Liberdade Econômica, o status jurídico dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs) no Brasil poderá ser alinhado ao modelo utilizado no resto do mundo. De acordo com a nova lei, o cotista não mais será responsável pelo patrimônio negativo de um fundo e sua responsabilidade será limitada ao valor que ele investiu. “Essa era uma anomalia que a nova lei veio corrigir e, a partir de sua promulgação, vamos inclusive alinhar o entendimento dos reguladores – Previc e TCU - e desenvolver nossos normativos internos. Isso será feito ao longo do segundo semestre e depois disso estaremos aptos a procurar por novos investimentos em FIPs”, afirma o diretor de Investimentos da Petros, Alexandre Mathias.


·         Fundação Copel reforça alocação em fundos de private equity
O desempenho da carteira de Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) da Fundação Copel tem sido tão positivo que a entidade procura fazer anualmente uma alocação de R$ 110 milhões nessa classe para capturar todos os seus ciclos. “Desde 2012 só houve um ano em que ficamos sem alocar, em 2015, porque não achamos nada interessante naquele momento”, lembra o diretor financeiro José Carlos Lakoski.


·         Vivest tem rentabilidade de 1,37% em abril
A Vivest, maior fundo de capital privado com R$ 35,3 bilhões em patrimônio ao final de abril, fechou o quarto mês do ano com rentabilidade nominal de 1,37%, diante de meta atuarial de 2,63% do mês. No acumulado do quadrimestre, a fundação registra alta de 7,18%. “Mesmo com uma rentabilidade nominal bastante diferenciada no acumulado do ano, mais uma vez não atingimos a meta atuarial, que é atrelada ao IGP-DI e chegou, no período, a 10,5%”, comenta o diretor de Investimentos da Vivest, Jorge Simino Junior.

 



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br