Com gamificação seguradora capacita 20% dos funcionários
em dados e envolve colaboradores no desenvolvimento de novos produto.
A notícia na sequência mostra novos caminhos no que
pode ser o envolvimento dos colaboradores no desenvolvimento de novos produtos.
É que uma companhia seguradora tem apostado em capacitação e cultura de dados
para seus colaboradores como estratégia para aprimorar a eficiência nos
negócios, criar produtos digitais e reter talentos.
Com apoio da Tableau, os
times de tecnologia e transformação digital realizaram um amplo projeto de
gamificação que treinou mais de 800 profissionais em dados, o equivalente a
cerca de 20% do quadro total.
Chamada de League of Analytics, a iniciativa foi
inspirada no jogo eletrônico de equipes League of Legends e propôs que os
participantes se organizassem em times para juntos criarem produtos digitais
inovadores para a companhia.
Participaram da competição colaboradores de todas
as áreas e diversos níveis hierárquicos, mostrando o quão amplo é hoje o
interesse por capacitação em dados.
Do ponto de vista do engajamento online, o
desafio também foi um sucesso. As lives, transmissões por vídeo ao vivo da
competição, registraram 3.313 participações, e o hotsite do evento registrou 11
mil acessos.
Um dos maiores desafios era promover a
alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que
agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.
A
gamificação foi usada para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar
as equipes e fazer algo novo.
VALOR