A Jornada do Consumidor.
Conhecer a JORNADA do CONSUMIDOR é fundamental para
traçar estratégias de MARKETING que entreguem as melhores EXPERIÊNCIAS em todos
os momentos do ciclo.
O objetivo não é apenas FIDELIZAR o
consumidor/cliente, mas torná-lo ADVOGADO de marca.
São 3 etapas
principais na jornada do consumidor, conforme o diagrama do Gartner na
imagem acima:
✅ COMPRAR — essa primeira etapa leva o consumidor da necessidade à
compra, consequentemente, avançando para a etapa seguinte, de posse;
✅ POSSUIR — essa etapa é determinante não apenas para a recompra, como
também para que o consumidor avance para a etapa seguinte. Depois de usar, ele
pode querer APROFUNDAR para comprar novamente (ou não), ou ele pode AMAR o
produto/serviço e passar a divulgá-lo, advogando pela marca, entrando na
próxima etapa;
✅ ADVOGAR — uma vez iniciada essa etapa, o consumidor/cliente entra em um
BOOMERANG de vai-e-vem entre as etapas comprar e advogar — no final da etapa de
advogar, ele retorna para a etapa de compra, onde decide aprofundar/comprar ou
continuar advogando pela marca, em uma relação cada vez mais forte, que não
deve ser ignorada.
⁉️ Como está a jornada do seu público com os seus produtos/serviços?
Mapeada? Utilizada estrategicamente?
FUTURO DOS NEGÓCIOS