RESUMO DO DIA


CPI tira o sigilo do celular de Luiz Dominguetti, o policial vendedor de vacinas, e ouve a fiscal do contrato da Coaxin.

Amazonas não registra mortes por Covid-19

Bolzonaro entra na lista de ‘predadores da liberdade de imprensa’ e é criticado num dos principais festivais de cinema do mundo.

 

·         'Não achei nada atípico', diz fiscal do contrato sob suspeita da Covaxin.

Hoje a CPI ouviu Regina Célia Oliveira, a funcionária do Ministério da Saúde responsável por fiscalizar o cumprimento do contrato da vacina indiana Covaxin. Ela disse que só foi designada para a função um mês após a assinatura do contrato e deu andamento ao processo mesmo após alertas de supostas irregularidades. Regina afirmou que a maior parte das suspeitas não eram de competência direta dela. "Em relação à minha função de fiscal, não teve nada atípico". Em depoimento, ela negou:

·         ocupar o cargo por indicação política;

·         conhecer o deputado Ricardo Barros;

·         irregularidades e prejuízos na diminuição da previsão de doses;

·         ter informações de que uma empresa “de fachada” estaria negociando a Covaxin;

·         pressões pela aprovação da vacina;

·         ter conhecimento e atribuição sobre o aumento no preço da vacina.

  • ... E ainda

A comissão retirou hoje o sigilo de mensagens e áudios que estavam no celular do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que depôs na semana passada. O aparelho foi retirado para perícia depois que senadores contestaram um áudio apresentado por ele e atribuído ao deputado Luis Miranda. O policial diz que Miranda tentou negociar aquisição de vacinas contra a Covid diretamente com a Davati. No entanto, senadores apontaram que a interpretação não estava explícita e chegaram a questionar se o arquivo teria sido "plantado" para atrapalhar os trabalhos.

  • Indicação ao STF

O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar André Mendonça, advogado-geral da União e pastor evangélico, para a vaga do ministro Marco Aurélio no STF. A informação está no blog da colunista Ana Flor. Em diversas ocasiões, o presidente disse que escolheria alguém "terrivelmente evangélico" para o tribunal. Se for mesmo indicado, Mendonça terá que passar por uma sabatina no Senado, que pode aprovar ou não o nome.

  • Liberdade de imprensa

A Repórteres Sem Fronteiras, uma das mais respeitadas organizações internacionais em defesa da liberdade de informação, colocou Bolsonaro na lista de chefes de Estado considerados "predadores da liberdade de imprensa". A ONG afirmou que o presidente dificulta a vida de jornalistas desde que assumiu o cargo, e que sua marca registrada é insultar, difamar e humilhar quem o critica. 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br