INDÚSTRIA


Volkswagen aumenta acordo para PDV e reduz reajuste em nova negociação.

Montadora está com dificuldades em manter a produção por falta de chips.

Os trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo aprovaram nesta terça-feira (14) um novo acordo com a montadora para evitar demissões na fábrica do ABC.

O PDV (Programa de Demissão Voluntária) passa a oferecer entre 35 e 45 salários para quem decidir pela adesão. O plano anterior previa entre 25 e 35 salários.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a empresa alega ter atualmente um excedente de cerca de 2.350 trabalhadores. 

Desse total, 1.900 estão em lay-off, que é a suspensão temporária dos contratos, e outros 450 atuavam no terceiro turno de produção, que está fechado.

O acordo aprovado pelos metalúrgicos inclui também a redução no índice de reajuste que será aplicado aos salários em março de 2022.

Na data-base, segundo o sindicato, será aplicado um desconto de 4,5% ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período.

O acordo original já previa um desconto de 1,5%. Com a mudança, 3% desse abatimento será revertido no pagamento do convênio médico, que passa a ser totalmente quitado pela Volks.

Em nota, o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, disse que as dificuldades da montadora vêm da crise mundial de semicondutores.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br