MERCADO FINANCEIRO


Haja coração! Bolsa fecha 2ª semana consecutiva em alta com noticiário agitado

📊 Ibovespa: +2,16% (104.723 pontos)

💵  Dólar: -0,05% (R$ 5,47)

Resumo:

️ Nada de azar nesta Sexta-Feira 13: Bolsa fechou em alta alinhada com falas otimistas do ministro da Economia, Paulo Guedes;

️ No cenário externo, democratas voltam a pressionar para aprovação do pacote de estímulos à economia dos EUA;

️ Depois de falha no sistema do ministério da Saúde, 5 estados atualizam dados de casos e mortes por coronavírus; número de óbitos sobe para 164,5 mil.

O Ibovespa fechou a semana com chave de ouro, com rali no pregão da sexta-feira (13). 

Com o resultado, a Bolsa encerrou a segunda semana consecutiva de alta. Só essa semana, o índice acumula saldo positivo de 3,76%.

Porém, vale lembrar que a alta de hoje veio depois de dias de fortes emoções:

Logo na segunda-feira (09), Joe Biden cravou vitória e será o novo presidente dos Estados Unidos – com direito a primeira vice-presidente mulher, negra e descendente de imigrantes, Kamala Harris. 

No mesmo dia, a Pfizer divulgou resultados de uma possível nova vacina com 90% de eficácia.

Euforia foi pouco: as bolsas do mundo inteiro dispararam, e seguiram neste ritmo até quarta-feira. 

O Ibovespa saiu da festa um pouco antes, na terça-feira (10), é verdade. Também é verdade que, na quinta-feira (12), a festa acabou e veio aquela ressaca. 

O motivo foi o aumento dos casos de coronavírus na Europa e Estados Unidos.

No entanto, nós sabemos que nada como uma nova festa para curar a ressaca da farra anterior. 

E foi assim que as bolsas globais espantaram a dor de cabeça e voltaram a subir nesta sexta-feira, apesar dos recordes de novas infecções por COVID-19 continuarem sendo quebrados. 

Por que a Bolsa subiu exta-feira?

Por aqui, o principal gatilho foi a notícia de que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) – considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB) – do 3º trimestre ficou acima das expectativas do mercado, como você verá adiante.

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, no 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que “o Brasil está oficialmente saindo da recessão” e garantiu que o governo só estenderá o auxílio emergencial ou criará um novo programa social se for viável do ponto de vista fiscal.

Entre as altas do dia, destaque para Petrobras e grandes bancos. 

Já lá fora – especialmente nos índices de Wall Street – os investidores gostaram de ver parlamentares democratas voltarem a pressionar para que o pacote de estímulos à economia estadunidense saia logo. 

Além disso, agora que a vitória de Biden está sendo menos colocada em xeque, o céu pareceu se abrir, com o apetite ao risco elevado. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq tiveram altas de 1,37%, 1,36% e 1,02%, respectivamente.

Diante do noticiário agitado, o dólar acumulou alta de 1,52% ante o real essa semana.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br