Parente é eleito e com Petros e Previ à frente a BRF inicia recuperação


Reunidos em assembleia, ontem, os acionistas da BRF elegeram o novo conselho de administração, com Pedro Parente à frente e conforme acordo fechado entre Petros e Previ, de um lado, e Abílio Diniz de outro. Agora, tem início o esforço para salvar a empresa. Trata-se, segundo analistas,   a empresa terá de reorganizar os processos desde a base do negócio, ainda que o resultado de toda essa reestruturação a ser feita não deva aparecer antes de dois anos.

No mercado já se fala que a BRF precisará captar R$ 5 bilhões para amenizar a pressão dos bancos.

 

O desfecho traçado pela Petros e Previ foi alcançado. A vice-presidência ficou com Augusto Cruz, sendo também eleitos conselheiros Flávia Almeida, Francisco Petros, Walter Malieni, José Luiz Osório, Roberto Rodrigues, Roberto Mendes, Luiz Fernando Furlan e Dan Ioschpe.

 

A solução para os problemas só deverá vir em não menos de 2 anos porque as dificuldades da BRF são muitas e variadas. Segundo um consultor que o jornal não identifica, a empresa passou nos últimos anos por “um trabalho longo e árduo de destruição. Esse é o reflexo da gestão de quem não respeitou a cadeia complexa dessa empresa”. Como resultado, a companhia acumula hoje obstáculos nas áreas comercial, industrial e na agropecuária. Por exemplo, com uma cadeia longa de produção, a empresa não consegue se ajustar rapidamente aos momentos de crise. Em empresas desse tipo, o planejamento da produção começa na geração de aves.

 

Nos últimos anos, a gestão acreditou que a BRF poderia ser muito mais rentável se deixasse de estar voltada para a produção, que deveria estar atrelada rapidamente à demanda. Como já se disse antes, em uma cadeia tão longa de produção como é o caso da BRF, esse tipo de ajuste é difícil de realizar.

A autonomia dada aos executivos que trabalhavam voltados para o mercado internacional, cujas solicitações deveriam ser prontamente implementadas pelo setor produtivo, também dificultaram as coisas. Também foram afastados integrantes antigos e experientes da equipe de agropecuária, com a perda de um pessoal sensível no trato da sanidade e dieta dos animais.



O ESTADO DE S. PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br