MERCADO

  • Bolsonaro é risco à democracia, e Lula é risco à economia, diz Edmar Bacha

Economista também afirma que atual governo coloca em risco legado do Plano Real

Um dos responsáveis pela elaboração do Plano Real, o economista Edmar Bacha afirma estar envolvido 100% na busca de uma alternativa política aos nomes de Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022. 

O primeiro, por representar um risco para a democracia. O segundo, à economia.

“Não tem jeito, não. A gente tem de focar na construção de uma alternativa melhor, que esse país merece”,

O sócio-fundador do instituto Casa das Garças também diz que a gestão Bolsonaro/Paulo Guedes (Economia) coloca em risco o legado do Plano Real e que as ameaças golpistas do presidente são parte dos problemas econômicos do país.

 

  • Bolsa acumula perda e dólar sobe com desconfiança sobre recuo de Bolsonaro

Semana de turbulências locais também fechou sob impacto negativo do exterior

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou esta sexta-feira (10) em queda de 0,93%, a 114.285 pontos, acumulando um recuo semanal de 2,26%. 

O dólar subiu 0,76% e encerrou o dia cotado a R$ 5,2670. Na semana, a moeda americana avançou 1,58%.

Para analistas, os resultados desta sexta refletem a aversão de investidores ao risco motivada pelo desempenho negativo do mercado nos Estados Unidos e também pela desconfiança quanto ao comprometimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em adotar a postura conciliatória manifestada por meio de uma carta divulgada nesta quinta-feira (9).

Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram nesta sexta 0,78% 0,77% e 0,87%, respectivamente, sob impacto do resultado acima do esperado da inflação ao produtor americano.

 

Os resultados dos índices americanos colaboraram para que a Bolsa brasileira fechasse no vermelho, segundo Romero Oliveira, chefe de renda variável da Valor Investimentos.

 

Em meio a uma série de críticas de apoiadores por causa da divulgação da nota em que busca aliviar a tensão com o Supremo, Bolsonaro disse nesta sexta que não recuou de nada e que jamais cometeu um erro.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br