Por reforma, governadores vão a Brasília e devem assinar manifesto conjunto


Chefes dos Executivos tentam convencer deputados federais a aprovarem reforma com validade para servidores estaduais

Preocupados com a possível exclusão dos estados da reforma da Previdência, governadores se reúnem em Brasília na terça-feira (11) e planejam a divulgação de manifesto conjunto.

Ao intensificar a articulação no Congresso, eles tentam convencer deputados a aprovarem uma reforma que também tenha validade para servidores estaduais.

Governadores ouvidos pela Folha dizem que, com o encontro, eles pretendem mostrar "unidade em torno da necessidade de aprovar uma reforma por completo".

A ideia é que um texto assinado pelos chefes dos Executivos estaduais dê força ao discurso uníssono. 

O encontro em Brasília acontece depois de os governadores constatarem, em encontro com suas bancadas, que há forte rejeição na Câmara à proposta de validar uma reforma que tenha efeito imediato para os estados e municípios.

Embora o déficit previdenciário dos estados ultrapasse os R$ 90 bilhões por ano, líderes da Câmara se recusam a aprovar regras mais duras para aposentadorias de servidores estaduais e municipais.

No Congresso, a avaliação é  que governadores e prefeitos também assumam o desgaste político de aprovar medidas impopulares nos órgãos legislativos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já defendeu a permanência de estados e municípios na reforma da Previdência.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br