CIÊNCIA


As violentas tempestades solares que ameaçam a Terra.

Cientistas vem alertando que uma tempestade solar muito violenta poderia interromper as comunicações na Terra.

Cientistas vêm alertando que uma violenta tempestade solar poderia interromper as comunicações na Terra e causar enormes danos econômicos. Por que as tempestades solares são uma ameaça tão grande?

Em 1972, dezenas de minas marítimas perto da costa do Vietnã explodiram misteriosamente —e foi recentemente confirmado que as explosões foram causadas por tempestades solares, que podem desestabilizar significativamente o campo magnético da Terra.

Hoje em dia, os efeitos de um evento como esse poderão ser muito mais sérios, prejudicando a tecnologia que usamos para tudo, desde satélites até redes de eletricidade. 

O custo para a economia de um evento inesperado como esse, somente no Reino Unido, foi estimado em 16 bilhões de libras (R$ 122,5 bilhões).

Existem boas razões para nossa vulnerabilidade a eventos que acontecem a milhões de quilômetros da Terra.

O QUE CAUSA UM EVENTO SOLAR EXTREMO?

O Sol é uma estrela —uma massa de hidrogênio em ebulição, carregado de eletricidade. À medida que esse fluido se move, ele acumula energia no seu complexo campo magnético.

Essa energia magnética é liberada por intensos raios de luz conhecidos como erupções solares e por vastas emissões de material e campos magnéticos conhecidos como ejeções de massa coronal ou tempestades solares.

O Sol gira como um imenso conjunto de fogos de artifício giratórios, lançando emissões em todas as direções no espaço. 

Se uma dessas erupções for lançada em direção ao nosso planeta e seu campo magnético estiver em alinhamento oposto ao da Terra, os dois campos podem se unir. À medida que a tempestade solar varre o espaço, parte do campo magnético da Terra é distorcida em uma longa cauda.

E, no momento em que esse campo magnético distorcido se alinha novamente, ele acelera partículas eletrificadas em direção à Terra. 

Aqui, elas atingem a atmosfera superior e a aquecem, brilhando de forma espetacular e formando o que é conhecido como a aurora austral e boreal.



BBC NEWS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br