EMPRESAS DE TECNOLOGIA


Europa impõe regras rigorosas a big techs.

Empresas terão de divulgar como lidam com conteúdo online ilegal, sob o risco de sofrer multas bilionárias.

União Europeia exigirá que as grandes empresas de tecnologia passem a controlar o conteúdo online de forma mais rigorosa, sob o risco de sofrer multas bilionárias. 

O bloco chegou a um acordo para aprovar uma legislação que pela primeira vez define regras sobre como companhias devem manter os usuários em segurança na internet.

Na madrugada deste sábado (23), noite de sexta (22) no horário de Brasília, após quase 16 horas de negociações, legisladores em Bruxelas endossaram medidas que proíbem a segmentação de publicidade online para menores de idade em empresas como Facebook e Google.

Técnicas de manipulação que forçam os usuários a clicar no conteúdo também serão proibidas. 

Os principais grupos de tecnologia serão forçados a divulgar aos reguladores da UE como estão lidando com informações falsas —objetivo que ganhou novo impulso desde a invasão russa à Ucrânia.

A Lei de Serviços Digitais (LSD), fechada em Bruxelas entre os Estados-membros da UE, a Comissão Europeia (braço executivo do bloco) e o Parlamento Europeu, faz parte de um esforço mais amplo para liderar o caminho sobre como a internet deve ser regulamentada.

A lei visa tornar a internet mais segura para os consumidores. As empresas de internet terão que oferecer termos e condições que sejam compreensíveis até para crianças. 

A segmentação de usuários online com base em sua religião, gênero ou preferências sexuais estará entre as práticas a serem proibidas.

Plataformas como o Twitter terão que ser transparentes na maneira como recomendam conteúdo a seus usuários.

Aqueles que violarem as regras enfrentarão multas pesadas e proibições de operar nos 27 países da UE.
Margrethe Vestager, vice-presidente-executiva da UE responsável pela política digital, disse que o novo conjunto de regras "ajudará a criar um ambiente online seguro e responsável".



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br