ATA DO COPOM


Diversos agentes do mercado financeiro encararam a ata como um sinal de que a Selic ficará neste patamar por um bom tempo, o que incentivaria o consumo e, em tese, baratearia o crédito. 

Isso ajudou ações do setor de varejo a subirem, caso da Via Varejo e Magazine Luiza, assim como de construtoras.

Porém, não foram essas pequenas valorizações que salvaram o Ibovespa, principal índice da Bolsa, nesta tarde. 

A boia veio das bolsas de Nova York que reagiu depois de cinco pregões patinando. A reação foi tímida, mas suficiente para virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo.

Esta terça-feira também foi marcada por discursos polêmicos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O presidente Jair Bolsonaro, ao citar uma série de fatos descolados da realidade, negou a escalada de queimadas na Amazônia e Pantanal, chegando a culpar “índios e caboclos” pelos focos de incêndio.

A questão é delicada: boa parte da balança comercial brasileira se sustenta na agropecuária. 

A Polícia Federal está investigando quatro fazendas no caso das queimadas no Pantanal. “Isso é um indício que o fogo pode ser utilizado como manejo de limpeza de pastagem, mas isso só com o decorrer da investigação para provar”, disse o delegado Daniel Rocha, em entrevista ao CNN 360º.

Em outro discurso inflamado, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a atacar a China, chamando a COVID-19 de “vírus chinês” e pedindo que o país seja investigado.

Apesar de não terem afetado diretamente o mercado financeiro hoje, vamos ficar de olho para entender como as atitudes dos dois líderes poderá influenciar a economia.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br